Boas Práticas ConCREF7
PRÊMIO BOAS PRÁTICAS CONCREF7
O que é
O “Prêmio Boas Práticas em Educação Física”, simplesmente denominado “Boas Práticas”, é uma homenagem prestada pelo Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região – Distrito Federal (ConCREF7) a profissionais que, por suas ações em seu campo de atuação, realizam projetos, programas e políticas públicas que se destacam por relevantes benefícios propiciados a determinada parcela da sociedade.
O “Boas Práticas” homenageia o Profissional que gera e proporciona ações práticas de Educação Física que se destacam em nosso campo de atuação.
Iniciada em 2018, no 8º ConCREF7, a entrega do “Boas Práticas” constitui-se num momento especial do evento e que motiva os Profissionais de Educação Física a iniciarem projetos que visem integração, qualificação e saúde a quem não teria, de outra maneira, condições de acesso a essas oportunidades.
Vencedores do "Prêmio Boas Práticas em Educação Física"
2023
Professor NILDO ARCANJO DOS SANTOS
Nascido em 30/05/1960 em São Pedro do Ivaí Paraná.
Ações desenvolvidas
Presidente e fundador da Sociedade Esportiva Madureira fundada em 09/09/1979 em Ceilândia, com o objetivo de contribuir para mudar a realidade dos jovens de Ceilândia e regiões através de campeonatos de futebol e escola de futebol e treinamentos de cunho social, que tem poder de transformar opiniões ressocializar, elevar a alta estima e trabalhar a disciplina, participamos de campeonatos locais e em outras regiões administrativas do DF e entornos e em outros estados do Brasil mostrando os talentos de nossos atletas onde alguns foram vistos por grandes times entre eles Marcelo Amarildo, com passagem pelo Fluminense e titular na seleção Brasileira do sub 15 ao sub 20, Vinicius Lago com passagem pelo Atlético GO e hoje defende o Redbull Bragantino SP entre outros.
2022
Professor RAIMUNDO TADEU MARTINS MONTEIRO
Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Brasília em 1980; Professor Aposentado da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal; Professor da Universidade de Brasília, de 2003 a 2011.
Ações desenvolvidas
Foi criador da Prática Desportiva em Caiaque na UnB. Árbitro pela Federação Brasiliense de Atletismo desde 2000. Desde 2010 é auxiliar técnico em atletismo da Seleção Paralímpica Brasileira. Fez parte da delegação brasileira nas Paralimpíadas de Londres 2012. Também é treinador do atleta Antônio Delfino de Souza, que foi Medalha de Prata nas paralimpíadas de 2000 em Sidney, nos 400 metros, Campeão Mundial em 2002, nos 100 e 400 metros, na França; e Campeão Paralímpico nos 200 e 400 metros em Atenas 2004, e recordista dos 400 metros.
2021
Professor JORGE CARVALHO GONÇALVES
Natural de Santa Maria – DF, formado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (1999); possui Especialização em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes – UCAM (2003), Rio de Janeiro; possui graduação em Pedagogia pela Faculdade APOGEU, ACIE-PPROV (2015), Brasília; Mestrado em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória.
Ações desenvolvidas
Professor da Secretaria de Educação e trabalha no CID – Centro de Iniciação Desportiva, voltado para os esportes paralímpicos. No ano de 2009 ficou responsável pelo Futebol de 7, Futebol PC, em idade escolar, sendo esta equipe participante de competições paralímpicas. Pela visibilidade obtida pelo projeto, o atendimento foi estendido a mais alunos e, a equipe que em 2009 era de 7 atletas, em 2010 passou para 12 inscritos na competição; em 2011 já haviam 2 equipes inscritas; e, a partir de 2016, já existiam 3 equipes inscritas na categoria adulto. Nas Paralimpíadas Escolares, desde 2010, a equipe sempre esteve entre os 3 primeiros colocados. Em 2017 a teve acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro adulto do futebol de 7, sendo campeã da segunda divisão. Nos últimos anos a equipe esteve sempre na disputa do título e o seu marco ocorreu em 2019, quando disputou a final contra a equipe do Vasco da Gama, ficando em segundo lugar.
Desde 2020 com a pandemia segue acompanhando os alunos com atividades online, e espera voltar no segundo semestre no campeonato brasileiro.
2020
Professor FILIPE DINATO DE LIMA
Licenciado e Bacharel em Educação Física pelo UniCEUB. Pós-graduado em fisiologia do exercício pela Faculdade de Volta Redonda. Mestre em Educação Física pela UnB. Doutor em Ciências da Saúde pela UnB. Docente da Faculdade de Ciências da Educação e da Saúde do UniCEUB. Membro da Liga de Combate ao Câncer da UnB.
Ações desenvolvidas
Em 2018, criou o Projeto SobreViver Bem na UnB onde mais de 40 sobreviventes de câncer de mama puderam praticar exercício físico de forma orientada, com acompanhamento nutricional e de forma gratuita. O projeto mostrou às sobreviventes que por meio da prática de atividade física, é possível reduzir os impactos dos efeitos colaterais decorrentes do câncer e do tratamento e melhorar sua qualidade de vida.
No mesmo ano, fundou o Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Câncer (GPAC) do UniCEUB, que visa produzir e transmitir conhecimentos sobre câncer e atividade física para a comunidade acadêmica e a população. Dentre as ações realizadas, destaca-se a Manhã de Combate ao Câncer de Mama que mobilizou alunos de graduação dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina. Tal evento foi capaz de trazer informações e conscientizar a população acerca do Câncer de mama e incentivar a adoção de hábitos de vida saudáveis.
2019
Professor MANUEL EVARISTO NETO
Treinador nível 1 da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e registrado no CREF sob o n° 002646.
Ações desenvolvidas
Trabalha no Projeto Clube dos descalços, iniciado no ano de 1995, na Quadra 105 do Recanto das Emas, e até hoje permanece proporcionando oportunidade por meio do esporte para jovens e crianças da cidade.
Os meios de contato para apoio ao projeto são:
E-mail: vidacaetano12@gmail.com ou evaristoatletismo@gmail.com
Telefones: 61 98351-1702 ou 61 98176-2560.
2018
Professor VALDECI MORAIS SANTOS
Graduado em educação física pela Faculdade Dom Bosco de Educação Física. Atua na área do handebol, onde participou do acampamento da seleção brasileira com os técnicos da seleção brasileira, o espanhol Jordi Ribeira e Washington Nunes, além de vários cursos e simpósios na área.
Foi técnico da seleção de Brasília de handebol, competindo em vários campeonatos nacionais, sendo em uma oportunidade vice-campeão brasileiro infantil de clubes.
Ações desenvolvidas
Professor da secretaria de educação e trabalha no CID – Centro de Iniciação Desportiva, voltado para o atendimento de alunos da escola pública. O polo de atendimento fica no Setor P Sul da Ceilândia, onde atende mais de 100 jovens e adolescentes da região.
Em 20 anos já atendeu mais de 1.000 pessoas, conquistando muitos resultados expressivos, como Campeão da Segunda Sivisão Masculina dos Jogos Escolares da Juventude, em Cuiabá – MT.
Vale ressaltar que muitos alunos foram contemplados com bolsas em instituições de ensino superior, tais como a Universidade Católica de Brasília, a FaST – Faculdade Santa Terezinha, a Faculdade Mauá. Ouro destaque vai para vários atletas que foram jogar fora de Brasília, principalmente em São Paulo.